Escada Pré Moldada em Concreto

Escadas Caracol de Concreto Pré Moldada

Conheça o modelo de Escada Caracol em concreto pré moldada mais utilizada em residencias 

 

 

As Escadas Caracol são aquelas que possuem, normalmente, um eixo central em torno do qual os degraus estão orientados, como raios de um círculo. Essas escadas caracóis de concreto pré-moldados estão entre as mais utilizadas para residencias e locais com pouco espaço disponível, conhecida também por escadas helicoidal. Importante saber que esse tipo de escada cabe em espaços diminutos. A desvantagem é que elas não são muito confortáveis.

 

Degraus caracol são medidos no centro do eixo, portanto o vão necessário tem que ser igual ou maior que o diâmetro total da escada, se o vão for menor na largura ou no comprimento não dará para produzirmos a escada.
 
 
Veja medidas abaixo da escada caracol. Lembrando que a medida do vão não pode ser inferior ao dobro do tamanho do degrau.
 
 
 
 
Degrau     Vão
 
55 cm   -    110 x 110 
60 cm   -    120 x 120 
65 cm   -    130 x 130 
70 cm   -    140 x 140 
 
75 cm   – 150 x 150 
80 cm   – 160 x 160 
85 cm   – 170 x 170 
90 cm   – 180 x 180 
95 cm   – 190 x 190 
100 cm  - 200 x 200
120 cm – 240 x 240
 
 
Ao realizar seu projeto de escada caracol para residencia é importante ter em mente que o apoio de um profissional especialista deixará tudo mais prático pois irá ajudar nas questões das medidas, principalmente para o vão a ser deixado para a implantação da mesma.
 
 

Escada Caracol de Concreto é ideal para residencias, área interna ou externa

 

 
Escada em concreto aparente pré moldada com raios a partir de 0,50 m até 2,00 m. Possui fácil montagem e, como dito anteriormente, se adapta a pequenos vãos ocupando pouco espaço e decorando o ambiente.
 

De acordo com nossa experiência o tempo médio de montagem é de: 5 horas
 

Permite uma variedade de revestimento, tais como: Cerâmica, granito, mármore, madeira, entre outros.
 
 
Conheça na Galeria seguinte alguns modelos produzidos e entregues pela Escada Pré Moldada Tessare. As escadas serão entregues em concreto aparente sem pintura, corrimão ou revestimento
 
 
As imagens são de escadas produzidas por nossa empresa: Escada Pré Moldada em Concreto Tessare
 
 
 
 
 
 
Vão mínimo para ser instalado uma escada é 1,10 x 1,10  modelo caracol.
 
 
 
 
 

Tipos de escada: conheça quais são os tipos mais comuns e seus materiais?

 

Para manter tudo muito bem ajustado, é importante entender que uma escada sempre possui uma função estrutural, seja qual for seu formato ou material. Algum elemento da escada sempre está realizando uma função estrutural, seja para vencer apenas o desnível, (como no caso de escadas caracóis), seja para vencer o vão existente entre os dois pontos de apoio (como em uma escada reta). É importante lembrar que a estrutura de uma escada é um ponto delicado, pois ela está relacionada com o formato, o material e o resultado estético final e a dinâmica de aproveitamento do espaço e necessidades do projeto.

 

Escadas podem ser de quase todos os materiais possíveis. Nós trabalhamos com as de concreto aparente, ou seja, entregamos sem acabamento. Entretanto, o mais comum é encontrarmos combinações de materiais, como uma escada de estrutura de concreto com pisadas em granito (esse deve ser orçado à parte em marmorarias) e temos indicações que podem ser feitas durante a visita técnica.

 

Outro item que pode ser constituído de diversos materiais é o guarda-corpo. Muito importante na segurança das escadas, é outro elemento que possui extensa variação de materiais e sua presença é sempre impactante no aspecto estético das escadas. Analisando todos os componentes existentes em uma escada e somando-os à variação de materiais que podem existir entre eles, é fácil concluir que a variedade de soluções é muito ampla. Na Escadas Pré Moldadas Tessare oferecemos o guarda-corpo ou corrimão de ferro mas também podemos recomendar parceiros que possam ajudar com outros tipos de guarda-corpo ou corrimão para o seu projeto de escada pré moldada em concreto.

 

Tipos de escada

 

Existem alguns tipos básicos de escadas, os chamados formatos de escadas. Esses formatos seguem necessidades espaciais de uma construção, uma vez que ocupam mais ou menos espaço em planta. Ainda seguem também necessidades estéticas: uma escada caracol, por exemplo, tem um resultado muito diferente de uma escada em linha reta, não só em termos espaciais, mas como resultado de seu aspecto em determinado ambiente. 

 

Vamos verificar os formatos mais convencionais, tendo em mente que dentro de cada um deles existem muitas variações, tanto de materiais e componentes, quanto das soluções estruturais adotadas. Vale ainda lembrar que é possível obter ainda mais resultados unindo mais de um formato em uma mesma escada.

 

Escadas de Concreto Caracol ou Helicoidal

 

 

Escadas de Concreto com Viga Central ou Espinha de peixe

 

 

Escadas de Concreto em Curva ou Circular

 

 

Escadas de Concreto em J

 

 

Escadas de Concreto em L

 

 

Escadas de Concreto em Linha Reta

 

 

Escadas de Concreto em U

 

 

Escadas de Concreto Espelho fechado

 

 

Escadas de Concreto Mista

 

 

Escadas de Concreto tipo Cascata

 

 

 

Veja mais modelos de escadas em nossa Galeria

 

 

Escada Caracol: Design e funcionalidade em um único produto

 

 

A utilização de escadas caracol é garantia de funcionalidade e beleza ao ambiente

 

 

Com sua funcionalidade óbvia, ligar dois espaços diferentes, as escadas ainda podem ser utilizadas para trazer design bonito na decoração do ambiente. Versáteis, podem ser executadas em modelos diversos, com design simples, modernos ou mais sofisticados, nos mais variados materiais, de acordo com a preferência pessoal de cada individuo.

 

As escadas são elementos de conexão vertical importantes na organização dos espaços construídos. Podendo ser construídas em diversos materiais, conforme a estética pretendida, leveza e aparência: as de metal podem ser mais esbeltas, as de concreto mais estáveis e comportam número maior de acabamentos aplicáveis, as de madeira, ficam uma verdadeira beleza no ambiente.

 

Ao elaborar seu projeto junto ao profissional, é importante levar em consideração qual público utilizará a escada diariamente. Tudo precisa ser levado em consideração visando sempre a segurança pois podem ser usadas por crianças e idosos e o cuidado ajuda a prevenir e evitar acidentes. Algo de extrema importância é que as escadas precisam seguir normas técnicas tanto para dimensões de altura dos degraus no aspecto espelho e tamanho dos degraus no aspecto pisada. Manter o uso confortável para todos os usuários é algo que não tem preço.

 

Em que momento optar por uma escada em caracol

 

Outro fator importante a ser levado em consideração é a localização da implementação da escada, sendo o mais indicado não deixar espaços vazios e sem utilidade. Neste caso, a escada caracol, helicoidal ou em espiral figura como o tipo mais vantajoso para o ambiente. As escadas caracol deixam o lugar mais belo e não ocupam muito espaço.

 

As escadas em espiral têm papel importante pois utilizam menos espaço de instalação, sendo, desta forma, as mais indicadas para locais que possuem pouca área disponível ou que precisam de máximo aproveitamento de seu espaço.

 

Para complementar a decoração, vale optar por um corrimão diferenciado, utilizando materiais como aço escovado, alumínio ou até mesmo madeira. Misturar materiais diferentes entre degraus e corrimão também garantem mais personalidade ao projeto. Se deseja algo mais ousado, adicione cor à escada, intercalando cores nos degraus ou mesmo pintando o degrau de uma cor e o corrimão de outra, vale usar a criatividade e aproveitar ao máximo a usabilidade vantajosa desse modelo de escada.

 

Vantagens e desvantagens da escada caracol

 

Assim como qualquer outro tipo de escada, a escada caracol possui pontos positivos e negativos, devendo ser levado em consideração o espaço a ser instalada e os moradores da casa.

 

Confira algumas observações importantes:

 

Vantagens

 

  • Economia de espaço: utilizando um espaço de cerca de 1,1 metros quadrados, este tipo de escada ocupa menos espaço.
  • Ajuda a decorar o ambiente: a escada caracol é um elemento escultural de destaque no ambiente, auxiliando a deixá-lo ainda mais bonito.
  • Fácil instalação: este modelo apresenta facilidade e rapidez de execução, podendo ser encontrado com facilidade no formato pré-moldado ou inteiramente pronto em estrutura metálica, porém a escada caracol em concreto oferece mais vantagens na questão de aplicação do acabamento.

 

Desvantagens

 

  • Medidas bem calculadas: se não forem calculadas corretamente, a escada pode se tornar desconfortável, em especial para idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.
  • Dificuldade no transporte de volumes: este modelo de escada pode oferecer dificuldades especialmente no transporte de objetos maiores por ter espaço livre reduzido.

 

Como deixar uma construção com escada caracol muito segura

 

Para que este tipo de construção tenha segurança, existem alguns pontos importantes a ser considerados, em locais de uso de crianças, é recomendado que os espelhos (degraus) não sejam vazados. É fundamental que escadas em caracol tenham corrimão adequado para auxiliar a alavanca e a proteção do usuário.

 

Outra recomendação importante é que o raio interno ou largura dos degraus seja, no mínimo, de 70 centímetros, para que a movimentação seja confortável e não haja risco de escorregar ao firmar o pé no degrau. Embora possam ser feitos com degraus de 50 e até de 60 centímetros é importante observar esse fator e sempre contar com a ajuda de profissional na área de construção.

 

Em relação as medidas mínimas exigidas, recomendamos que os degraus, em todas as escadas, não devem ter mais do que 17 centímetros de altura e o tamanho do espaço da pisada, entre 28 e 32 centímetros. Essa margem possibilita subidas e descidas com proporção e conforto. Especificamente para escadas em caracol, espera-se que seu raio interno (excluindo espessura de corrimão e guarda-corpo) seja de, no mínimo, 70 centímetros para usos eventuais, e de 80 centímetros para usos mais frequentes. 

 

No processo de fabricação da escada caracol pré moldada em concreto, a equipe da Tessare tem vários anos atuando com comercialização e produção de escadas em concreto. Por já ter atendimento mais de 1.200 clientes possui total capacidade para orientar e produzir com agilidade e qualidade todos os tipos de escadas, de acordo com o projeto de cada cliente.

 

 

O que acha das escadas em concreto pré moldada? Tem alguma sugestão, entre em contato conosco.

 

 

 

 

 

 

 

Cartões aceitos